Andy Warhol: arte, música e vodka

Mesmo que você só tenha ouvido falar de Andy Warhol, é muito provável que você já tenha visto pelo menos uma de suas obras de arte circulando pela internet, já que o cara foi um dos maiores nomes do pop-art nos Estados Unidos e no mundo. Andy, como muitos artistas, não era um cara dito normal. Ele teve várias doenças quando criança, o que o afastou do convívio social e deixou algumas sequelas. Todo esse contexto, porém, foi crucial para a formação da personalidade do adulto Andy Warhol que viria a se tornar um artista mundialmente conhecido.

E dai que faz tempo que Andy Warhol é uma das músicas de David Bowie que eu mais escuto e, então, resolvi buscar a conexão existente… Bowie ainda não conhecia Warhol pessoalmente quando escreveu a música, tendo o cara como uma de suas inspirações. No fim das contas, Andy não gostou da música, whatever…

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=GDv0SHItG-4/]

TVUAN

E ai, nessas idas e vindas dos meus pensamentos, me dei conta de que já tinha visto uma obra de Warhol ilustrando um dos álbuns de The Velvet Underground e BAM! a obra é capa do The Velvet Underground & Nico. Warhol era um dos patrocinadores da banda e insistiu que sua amiga Nico fosse inserida no grupo. A galera não gostou, mas acatou. Porém, como forma de protesto, o nome da moça apareceu separado do da banda no álbum de estréia. O and Nico foi meio que para dizer que ela não fazia parte da turma.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=6tsamNxGC9U/]

E, para completar o post, vale destacar a edição especial que a Absolut lançou em homenagem a Andy Warhol. Na verdade, o design é resultado de uma pintura que o próprio Warhol fez e que a marca resolveu transformar em realidade para mais uma de suas edições limitadas. andy absolutParte do lucro das vendas vai para a Fundação Andy Warhol, que apoia artistas visuais contemporâneos.

É fato que eu queria ter uma, mas… Enquanto isso, fico apenas com as músicas e obras de arte que podem ser vistas aqui.


Um comentário sobre “Andy Warhol: arte, música e vodka

Deixe um comentário